Quantos padrinhos deve ter um casamento? A dúvida é bastante comum entre os casais que se preparam para subir ao altar. Saibam se existe uma quantidade obrigatória e toda a etiqueta sobre o tema. Com este guia as decisões serão muito mais fáceis!

São muitas as perguntas quando o assunto é a quantidade de padrinhos para o casamento. É comum se questionar sobre como determinar a quantidade de madrinhas e de padrinhos em uma cerimônia; se é preciso que esse número seja o mesmo para o casamento civil e para o casamento religioso, ou como não pecar por excesso e nem por falta. Ao longo deste artigo será possível entender todas as questões relacionadas ao assunto e, o mais importante: saber o que é necessário para determinar o seu número ideal de padrinhos e o que é preciso considerar na hora de fazer essa escolha.

Quantos padrinhos deve ter o casamento obrigatoriamente?

Tanto a quantidade de padrinhos no casamento civil, no cartório, como a cerimônia religiosa, em uma igreja, têm o mesmo número obrigatório de padrinhos: dois (2). No caso, eles são as testemunhas do casamento, e são necessárias apenas duas (2) testemunhas. Este número é o obrigatório requerido para oficializar o matrimônio, e fica a critério do casal escolher mais padrinhos e madrinhas para a sua celebração.

Padrinhos no casamento civil

Entre as questões comuns de casais que acabaram de ficar noivos, esta é a principal dúvida a respeito da cerimônia no civil: tem um número obrigatório de padrinhos? A resposta é sim: obrigatoriamente dois (2), e há uma explicação. Para casamentos no civil os padrinhos cumprem a função de testemunhas, e essa é a quantidade mínima para a união ser oficializada. O que não impede que haja mais padrinhos e madrinhas para viver esse momento formal.

Critérios do número de padrinhos na cerimônia civil

Mas além do necessário para a oficialização da união, o ideal é ter quantos padrinhos para o casamento no civil? O que vale neste ponto é o bom senso. Não há limite para essa escolha, a única questão a ser considerada é o número de pessoas que podem acompanhar o casal na hora em que o juiz de paz fará sua consagração, afinal, os cartórios são de diferentes tamanhos e cada um, conta com uma estrutura. Logo, é preciso estimar o espaço disponível antes de decidir a quantidade de padrinhos e madrinhas em uma celebração no civil.

Padrinhos no casamento religioso

Para algumas cerimônias religiosas (como a católica) também é preciso eleger duas (2) testemunhas obrigatoriamente. Uma dica é escolher essas pessoas entre os padrinhos e madrinhas também. Por isso, para facilitar a conta, caso o objetivo seja ir pelo caminho mais prático, o casal pode escolher uma dupla para ocupar a função e garantir que seja a testemunha do casamento civil e no religioso. Aqui o número de padrinhos geral também fica a cargo do casal.

Critérios do número de padrinhos na cerimônia religiosa

É necessário avaliar como será o rito da celebração. Vale considerar se a entrada dos padrinhos não ficará muito longa, ou mesmo, se não prejudicará o andamento do ritual.

Os protocolos da cerimônia religiosa ditam uma ordem de entrada para todos os seus participantes, incluindo os padrinhos. Seja em pares ou sozinhos, o cortejo até o altar é um momento emocionante, mas deve-se considerar que a cerimônia tem outros protocolos e, no caso da cerimônia religiosa, uma liturgia que deve ser seguida. Isso significa que é recomendável calcular o tempo da “fila” dos padrinhos conforme a quantidade deles, e adaptar essa entrada a todo o ritual, para que não a celebração não se alargue de forma inecessária.

Critérios importantes para escolher o número de padrinhos

Existem alguns critérios que auxiliam na seleção do número de padrinhos e madrinhas do casamento. Seguem aqui:

  • É importante considerar o tamanho do altar em que será realizada a cerimônia, e pensar na disposição das pessoas que irão subir ali. Caso os padrinhos fiquem no altar durante o casamento, é útil lembrar que mais pessoas estarão no mesmo local, como os pais dos noivos e, em alguns casos, os avós.
  • Vale ponderar se não é melhor reduzir o número de padrinhos para garantir um altar mais clean e harmônico.
  • Caso já tenham decidido o número de padrinhos e madrinhas, e o altar não comporte a todos, temos uma solução: reservem o primeiro banco para as pessoas que precisam participar da cerimônia. Assim, ainda terão uma visão e um espaço privilegiado.
  • E, ainda sobre distribuição de padrinhos no altar, é preciso ter em mente que eles também dividem espaço com a decoração. Arranjos de flores do casamento e convidados especiais não podem brigar por espaço. É ideal que considerem conversar com o cerimonialista para que esses detalhes sejam acertados. E os fotógrafos da cerimônia agradecem!

O que diz a etiqueta

Não há uma regra formal sobre a quantidade de padrinhos de casamento segundo a etiqueta tradicional, seja em um casamento religioso, apenas festivo ou civil, como já foi explicado acima, apenas o mínimo obrigatório. Mas ainda que não haja regra formal, entre cerimonialistas e wedding planners o número considerado elegante é de até cinco (5) casais no altar (cinco pessoas ao lado da noiva e cinco ao lado do noivo).

Mas, novamente, reiteramos: tudo depende do casal e do estilo da sua cerimônia. E há quem fuja da “regrinha”. A cantora Preta Gil, por exemplo, quebrou todos os paradigmas: convidou 28 casais para serem padrinhos! Mas, exceto que você seja uma celebridade com espaço suficiente e um orçamento gigante, é preciso analisar diferentes critérios para chegar ao número ideal.

Um casamento pode ter mais padrinhos que madrinhas (ou o contrário)?

A etiqueta também não especifica esse detalhe, e não há um protocolo que exija o mesmo número de madrinhas e padrinhos. Essa equivalência é para que a quantidade de casais no altar seja suficiente e harmônica, garantindo fotografias impecáveis e simétricas, mas o casal pode colocar mais padrinhos ou mais madrinhas.

Mais importante do que a quantidade é o carinho

Quem deve determinar o número ideal de padrinhos e madrinhas são os noivos e noivas, e essa escolha deve ser feita com calma e carinho. Afinal, a função de padrinho e madrinha acarreta responsabilidades com o casamento, e é uma grande honra para quem recebe esse convite. É gentil demonstrar para os escolhidos que eles são parte da vivência do casal e a presença deles é muito importante. Um jantar especial pode ser uma ótima maneira de aproximar os padrinhos da organização do casamento. Também é um gesto de gentileza que o casal prepare um presente especial para os escolhidos, mas o mais importante é garantir que as pessoas escolhidas acrescentem um toque ainda mais especial para deixar o grande dia perfeito e cheio de amor.

As pessoas que acompanham o casal nessa jornada devem ser escolhidas com atenção, então conversem entre vocês para decidirem bem. Além de mimá-los com um convite especial e lembrancinhas para padrinhos de casamento diferenciadas dos outros convidados, é preciso pensar na logística do altar e no pós-casamento. Afinal, eles devem seguir acompanhando a trajetória do casal, sejam dois, quatro ou 20 padrinhos! E vocês, já decidiram quantos estarão ao seu lado no altar?

Fonte: https://www.casamentos.com.br/artigos/quando-chamar-os-padrinhos-de-casamento–c4878